Remoção de Amianto

A nossa empresa conta com uma equipa de colaboradores com formação especializada em todas as actividades relacionadas com análises e remoção de materiais contendo amianto.

Possuímos uma vasta gama de equipamentos licenciados e normalizados para efectuar a remoção de materiais contendo amianto.

Como uma empresas especializada do ramo, temos o dever de informar sobre o que é o amianto e os perigos que o mesmo tem para a saúde humana.

 

 

O que é o amianto?

 
Amianto é o nome aplicado a um grupo de seis tipos de minerais que existem naturalmente no meio ambiente.

- Crisótilo (Cor branca)
- Amosite (Cor castanha)
- Tremolite
- Actimolite
- Anthophylite (Cor cinzenta)
- Crocidolite (Cor azul)


 
O fibrocimento é um exemplo de um material utilizado na construção civil no passado e não é constituído por 100% fibras de amianto, mas sim, por uma mistura entre cimento (do tipo Portland) e fibras de reforço (amianto). É um produto final contendo amianto e segundo o DL 266/2007, qualquer material contendo 1% de amianto é considerado um Material Contendo Amianto (MCA).

O fibrocimento era usado no fabrico:

- Chapas Onduladas para telhados
- Tubos de pressão para água (irrigação ou abastecimento de água)
- Tubos para drenagem e esgoto
- Tanques de armazenamento de água de pequeno porte
- Lareiras, entre outros


 

Quais os Perigos?

Existem três vias de exposição possiveis, a cutanea a ingestiva e a inalatoria.

A inalatória é a principal via responsável pelos efeitos graves para a saúde associados à exposição ao amianto. A inalação das mais finas fibras de amianto, não visíveis à vista desarmada, poderá provocar graves doenças nos seres humanos.

Pesquisas e evidências médicas na área da exposição ao amianto indicam que a inalação de fibras de amianto pode causar doenças como:
asbestose, cancro do pulmão e mesotelioma
.

A
abestose
é uma cicatrização fibrotica do tecido pulmonar. Esta cicatrização ocorre nos sacos de ar (alvéolos) zona onde a troca de oxigénio e dióxido de carbono ocorre. Os sintomas da abestose envolvem falta de ar, cansaço fácil, perda de peso, tosse excessiva e dores na parte superior do peito ou nas costas.

O
cancro do pulmão
tem diversas causas, incluindo a exposição a fibras de amianto (também o fumo do tabaco será uma causa, entre outras.). O cancro é um crescimento incontrolável de células e os sintomas são semelhantes aos da abestose.

A
mesotelioma
, cancro do peito ou do forro da cavidade abdominal. Se ocorrer na cavidade do peito chama-se mesotelioma pleural se ocorrer na cavidade abdominal chama-se mesotelioma peritoneal. É a mais debilitante de todas as doenças relacionadas com amianto, com o cancro a expandir-se rapidamente. A morte ocorre, muitas vezes, dentro de um ano de diagnóstico. Ao contrário da abestosis e do cancro do pulmão, o mesotelioma não tem uma clara relação com os níveis de fibras de amianto no ar. Os sintomas incluem perda de apetite, inchaço e espasmos.

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de
107.000 pessoas morrem por ano
com cancro do pulmão, mesotelioma e abestose relacionado com a exposição ao amianto.

Contacto

FAM Silva Serralharia Lda Rua de Lantide Sande Vila Nova
Guimarães
4805-569
+351 253471453
+351 937641349
+351 936028391
f.a.m.silva.serralharia@gmail.com
geral@famsilva.com